VULCÃO EM JAPÃO

quarta-feira, setembro 24, 2008 Edit This 0 Comments »
www.joetimfem.blogspot.com




Aira é uma gigantesca caldeira vulcânica de 17 x 23 km no sul da ilha de Kyūshū no Japão. A caldeira atual foi criada por uma enorme erupção de um supervulcão, há cerca de 22 mil anos.

O vulcão Sakurajima se situa dentro da caldeira, e é um dos vulcões mais ativos do Japão.

Figura ao lado, Japão, região de Kyūshū









Figura ao lado, Vulcão Sakurajima em Aira, Visto do espaço













Figura ao lado, O Monte Fuji (em japonês 富士山 Fuji-san) é a mais alta montanha da ilha de Honshu e de todo o Japão e a 35ª mais alta do mundo. É um vulcão activo, se bem que considerado de baixo risco de erupção.

O monte Fuji localiza-se a oeste de Tóquio (de onde pode ser visto num dia limpo) próximo da costa do Pacífico da ilha de Honshu, na fronteira entre as províncias de Shizuoka e de Yamanashi. Existem três pequenas cidades que envolvem o Fuji-san, Gotemba a leste, Fuji-Yoshida a norte e Fujinomiya a sudoeste.

O monte Fuji é um dos símbolos mais conhecidos do Japão, sendo frequentemente retratado em obras de arte e fotografias e recebendo muitas visitas de alpinistas e turistas.



Geologia


Actualmente composto aproximadamente por 50% de lava basáltica. Os cientistas identificaram três fases distintas da actividade vulcânica que resultaram na formação do Fuji-san como se conhece. A primeira fase, denominada Sen-komitake, constituiu um núcleo de andesito descoberto recentemente nas profundezas da montanha. Depois da Sen-komitake seguiu-se a Ko-Mitake, uma camada de basalto que se acredita ter-se formado há várias centenas de milhares de anos. Há cerca de 100.000 anos uma nova camada, a Ko-Fuji (Velha Fuji), formou-se sobre a Ko-Mitake, 10.000 anos é a data que se aponta para a formação da mais recente Shin-Fuji (Nova Fuji) sobre a Velha Fuji.

O vulcão está classificado como activo com baixo risco de erupção. A última erupção registada ocorreu no princípio do século XVIII, em 1707 durante o período Edo, com esta erupção formaram-se uma nova cratera e um segundo pico, a meio de um dos lados, tendo sido atribuído o nome de Hōei-zan ao segundo pico.

O Monte Fuji localiza-se num ponto de encontro da Placa Euroasiática a Placa de Okhotsk e da Placa das Filipinas, sendo estas placas que formam, as partes ocidental e oriental do Japão e a Península de Izu, respectivamente.



O Monte Unzen- Japão

Figura à esquerda: Os picos Fugen (esquerda) e Heisei-Shinzan (direita) do Monte Unzen. O último é uma cúpula de lava que emergiu durante a actividade eruptiva de 1990-1995. Vista de Nita Pass (Novembro de 2005). Figura à direita: O Monte Unzen, mostrando extensos depósitos de lahar e fluxos piroclásticos



O Monte Unzen (em
japonês 雲仙岳, Unzendake) é um complexo vulcânico activo constituído por diversos estratovulcões parcialmente sobrepostos, perto da cidade de Shimabara, província de Nagasaki, na ilha de Kyūshū, Japão.

Em 1792, o colapso de diversas das suas cúpulas de lava provocou um tsunami que matou cerca de 15 000 pessoas. Este foi o pior desastre relacionado com vulcanismo registado no país. O vulcão encontrou-se em actividade entre 1990 e 1995, tendo ocorrido uma grande erupção em 1991 que gerou um fluxo piroclástico que matou 43 pessoas, incluindo três vulcanologistas.

Os seus picos de maior elevação são actualmente o Fugendake (普賢岳), a 1 359 m e o Heisei Shinzan (平成新山) a 1 486 m. Este último surgiu durantes as erupções da epónima era Heisei (iniciada em 1989).



Referências

http://pt.wikipedia.org/wiki/Monte_Unzen







































0 comentários: