EVOLUÇÃO DA VIDA E FORMAÇÃO DA TERRA
terça-feira, outubro 21, 2008 Edit This 0 Comments »Evolução da vida e formação da Terra
As teorias atuais majoritariamente aceitam que a vida começou na Terra a cerca de 3,5 milhares de milhão de anos (3,5 bilhões de anos), no período Arqueano. No começo, tudo na terra era rocha derretida, que, depois de algum tempo, se solidificou e formou a superfície terrestre. Naquela época haviam muitas erupções vulcânicas, e por essa razão, a atmosfera da terra era tóxica. Houve um grande periodo de chuvas, que durou milhões de anos, e as partes de terra que ficaram emersas formaram os continentes. As primeiras formas de vida do planeta foram os Procariontes, formas de vida unicelares que continham DNA, a célula fundamental da vida. Depois dos Procariontes, vieram os Eucariontes que já eram organismos multicelulares e mais complexos, continham um núcleo e organelas. Tempos depois, surgiram os vermes achatados e criaturas invertebradas mais complexas, como os Trilobitas. De pequenos seres chamados conodontes, surgiram os peixes, que se tornaram no Devoniano os donos dos mares, e que por alguma razão desconhecida, talvez em busca de alimentos ou para fugir de predadores, alguns peixes começaram a sair para a terra firme, e deram origem aos anfíbios que podiam andar na terra, mas necessitavam viver em pântanos pois não sobreviviam muito tempo fora da água. Os anfíbios evoluíram aos répteis, que viviam sem dependência da água e dos répteis evoluíram os sinapsídeos, ancestrais dos mamíferos, que se permaneceram escondidos durante o longo reinado dos dinossauros até se tornarem os donos do mundo.
|
O Início da Vida
As primeiras formas de vida nasceram nas águas quentes e serenas do mar, ao abrigo dos raios ultravioletas do Sol. Eram pequenas esferas protegidas por uma membrana, em condições de se dividirem. Com o passar do tempo, essas primitivas "máquinas" vivas se uniram a corpúsculos prontos para a fotossíntese, para a respiração e para a reprodução.. Tornaram-se assim verdadeiras células. Até, aproximadamente, um milhão de anos, os habitantes da Terra eram seres microscópicos (semelhantes aos organismos unicelulares de hoje) que viviam isolados ou agregados em grandes colônias.
A Vida na água
Os oceanos representavam os ambiente mais seguro para os primeiros organismos, pois estavam protegidos pela água em temperatura que não variava. Foi nesse ambiente que, talvez por força de um aumento de oxigênio na água, ocorreu um repentino povoamento de algas e animais invertebrados que são provavelmente os progenitores de quase todos os grandes grupos, hoje conhecidos.
Os primeiros vertebrados
A grande novidade dos primeiros animais vertebrados foi a presença de um esqueleto interno que permitia nadar com mais efeciência. Eram semelhantes a peixes e viviam na água doce. Tinham uma boca redonda, sem mandíbulas, que tinham que deixar aberta. Os primeiros peixes, ao contrário, se distinguiam por terem maxilares articulados, ou seja, capazes de abrir e fechar, abocanhando e mordendo peixes menores. Foi esse o fator mais importante de seu sucesso que os transformou em grandes predadores.
Conodontes
Os conodontes são um grupo de animais actualmente extintos, mas cujos restos fósseis são conhecidos de rochas desde o período Cambriano (portanto de há mais de 540 milhões de anos). Têm o corpo alongado, como vermes, mas com barbatanas, músculos em forma de V, olhos e dentes – que são os órgãos que mais facilmente se podem encontrar – feitos de apatite (fosfato de cálcio).
Estas características levaram alguns autores a classificar estas formas entre os cordados. Existem várias formas de conodontes que durante algum tempo foram considerados uma linhagem dentro deste grupo:
- Protoconodontes, os mais antigos
- Paraconodontes
- Euconodontes
- Conodontes, os mais recentes
Uma análise cladística sugeriu que os Euconodontes e os Conodontes formam uma verdadeira clade dentro dos vertebrados, mas em relação aos restantes, não há uniformidade de critérios. Alguns autores pensam que os Protoconodontes poderiam pertencer ao filo Chaetognatha. Provavelmente foram os primeiros vertebrados da Terra.
O Fim
Não se sabe exatamente como a Terra terá seu fim, mais uma teoria muito provável é do Sol consumir todo o seu hidrogênio e expandir-se na forma de Gigante Vermelha. O processo de transformação do Sol em uma Gigante Vermelha será acompanhado de bastante perda de material solar, e estima-se que o vento solar causado por esta perda de material poderá arrancar a atmosfera terrestre, tornando a Terra em um deserto, uma rocha nua. Há ainda a possibilidade de a Terra ser, neste mesmo processo, engolida pelo Sol, sendo completamente destruída.
0 comentários:
Enviar um comentário