GEOLOGIA DE PETROLEO

sexta-feira, dezembro 05, 2008 Edit This 0 Comments »

A Geologia de Petróleo refer-se a um enquadramenton específico das disciplinas geológicas que são aplicadas para a pesquisa de hidrocabonetos (ver o artigo de hidrocarbonetos) (exploração de petróleo).




A Figura ao lado representa uma armadilha (trap) estrutural, onde uma falha justapós um reservatório poroso e permeavel contra um selo (seal) impermeavel. O petróleo (mostrado em vermelho) acumula-se contra o selo. Qualquer petróleo que migrar a partir da fonte escapará na superficie.












Análise de Bacias Sedimentares

A geologia de petróleo preocupa-se principalmente com a avaliação de 7 elementos-chave nas bacias sedimentares (ver o atrigo de bacias sedimentares ainda por anexar): fonte (source) (ver o artigo de fonte ainda por anexar), reservatório, selo (seal), armadilha (trap), tempo, maturação e migração.


Em geral, todos estes elementos devem ser assessados via uma "janela" (window) limitada no mundo subsuperficial fornecido por um (ou possivelmente por mais) poços (ver o artigo sobre poços ainda por anexar) de exploração. Estes poços apresentam somente um segmento 1-dimensional na Terra e a habilidade de inferir características 3-dimensionais a partir deles é uma das mais fundamentais na geologia de petróleo. Recentemente, a disponibilidade de dados sísmicos 3-dimensionais barratos e de alta qualidade (a partir de sismologia de reflexão, ver o seu artigo ainda por anexar) adicionou grandemente a precisão de tal interpretação. A secção seguinte discute esses elementos de forma resumida.
A avaliação da fonte usa os métodos de geoquímica (ver o artigo de geoquímica ainda por anexar) para quantificar a natureza das rochas ricas em materiais orgânicos que contêm os precursores para hidrocarbonetos, tal que o tipo e a qualidade de hidrocarboneto expelido possam ser assessados.
O reservatório é uma unidade litológica ou conjunto de unidades litológicas permeáveis que contêm reservas de hidrocarbonetos. A análise de reservatórios num nível mais simples requer um assessamente à sua porosidade (ver o artigo sobre a porosidade ainda por anexar) (para calcular o volume de hidrocarbonetos in situ) e a sua permeabilidade (ver o artgo sobre a permeabilidade ainda por anexar) (para calcular quão facilmente os hidrocarbonetos fluirão para fora deles). Algumas das disciplinas chave usados na análose de reservatórios são os campos de estratigrafia (ver o artigo sobre estratigrafia ainda por anexar), sedimentologia (ver o artigo sobre sedimentologia ainda por anexar) e engenharia de reservatórios (ver o artigo sobre engenharia de reservatórios ainda por anexar).
O selo (seal) ou rocha de capa/cobertura (cap rock) é uma unidade com permeabilidade baixa que impede o escape de hidrocarbonetos a partir da rocha de reservatório. Os selos comuns envolvem evaporitos (ver o seu artigo ainda por anexar), giz (chalks) (ver o seu artigo ainda por anexar) e shales (ver o seu artigo ainda por anexar). O análise de selos envolve o assessamento da sua espessura e extensão, para que as suas eficiencias possam ser quantificadas.
A armadilha (trap) é uma feição estrutural ou estratigráfica que garante a justaposição do reservatório e selo tal que os hidrocarbonetos permanecem armadilhados na subsuperfície, do que escapar (devido a sua natureza de flutuação) (ver o artigo sobre a fluctuação) e serem perdidos.
Uma análise de maturação envolve um assessamento da históris termal da rocha fonte para que se faça previsões da quantidade e tempo de geração e expulsão de hidrocarbonetos.
Os estudos minuciosos de migração revelam informações sobre como é que os hidrocarbonetos se movem a partir da fonte até ao reservatório e ajudam para quantificar a fonte dos hidrocarbonetos numa área particular.
Análise das Rochas Fontes
Em termos da análise rocha fonte, devem ser estabelecidos vários factos. Em primeiro lugar , a pergunte sobre se existe actualmente qualquer rocha fonte na área deve ser respondida. A delineação e a identificação de potenciais rochas fontes depende dos estudos da estratigrafia, paleogeografia (ver o artigo sobre paleogeografia ainda por anexar) e sedimentologia local para determinar a probabilidade dos sedimentos ricos em matéria orgânica que foram depositados no passado.
Se a probabilidade de lá existir uma rocha fonte pensa-se que é elevada, o próximo assunto a tratar é o estado de maturidade termal (ver o artigo) da fonte e o tempo de maturação. A maturação de rochas fonte (ver diagênese e combustveis fósseis) depende fortemente da temperatura, tal que a maior parte da geração de petróleo ocorre num intervalo de "60-120" oC. A geração de gás começa nas temperaturas similares, mas pode continuar até além desse intervalo, quiça tão altas como 200 oC. Para determinar a probabilidade da geração de petróleo/gás, a história termal da rocha fonte deve ser calculada. Isso faz-se com uma combinação de análises geoquímicas da rocha fonte (para detereminar o tipo de kerogenes presentes e as suas características de maturação) (ver o artigop de kerogene) e os métodos de modelamento da bacia (ver o artigo de modelamento da bacia ), tais como back-stripping (ver o artigo) para modelar o gradiente térmico (ver o seu artigo) na coluna sedimentar.

Análise de Resrvatórios

A existência de uma rocha reservatória (tipicamente arenitos e calcários fracturados) é determinada atarvés duma combinação de estudos regionais (isto é, análise de ouros poços na área), estratigrafia e sedimentologia (para quantificar o padrão e a extrensão da sedimentação) e interpretação sísmica. Uma vez identificado um possível reservatório de hidrocarbonetos, as características físicas chaves de um reservatório que são de interesse para um explorador de hidrocarbonetos são a sua porosidade e permeabilidade. tradicionalmente, estas foram determinadas através do estudo de amostras de mão, partes contíguas do reservatório que afloram na superfície pela técnica de avaliação de formação (ver o artigo) uasando instrumentos de linha de fio (wireline tools) passados para baixo do próprio poço. Os avanços modernos na aquisição de dados sísmicos ( ver o artigo) e o processamento têm significado que os atributos sísmicos de rochas subsuperficiais estão prontamente disponiveis e podem ser usados para inferir propriedades físicaa/sedimentares das próprias rochas.

Ver também

  • Origem abiogênica de petróleo
  • Rochas betuminosas
  • Geodestinos
  • Publicações importantes na geologia de petróleo.

Referência

http://en.wikipedia.org/wiki/Petroleum_geology







0 comentários: