GEOFÍSICA: MÉTODOS ELÉCTRICOS

quarta-feira, fevereiro 18, 2009 Edit This 0 Comments »
1 Método de Polarização Espontánea
As diferências potenciais no solo podem ser produzidas por correntes telúricas, por fenómenos hidrológicos tais como electro-filtração, por actividade química e por ouras causas. A actividade química e a electro-filtração originam potenciais positivos e negativos. Quando um eléctrodo flui num capilar, é criada um diferênça de potencial entre os extremos do capilar. O mesmo efeito ocorre no solo quando a água do solo com sais dissolvidos flui nas rochas porosas. Isso deve-se a presença de uma camada dupla elédtrica entre o material rochoso e o líquido. O líquido que flui carrega carga positiva para longe da camada dupla. Permanece uma carga negativa e são criadas diferências potenciais entre as partes da rochas.
O propósito de uma pesquisa de potencial espontáneo ou auto-potencial (self-potential, SP) é a localização de "potenciais de mineralização" negativos que indiquem a presença de jazigos de minerais no subsolo.Os potenciais de mineralização são produzidos por um corpo mineral condutor que está, em parte, abaixo do nível freático no solo. Nos anos recentes o método de SP é extendido para investigações de água do solo e investigações geotérmicas e também pode ser usado como uma ajuda no mapeamento geológico, por exemplo, para delinear zonas de cisalhamento e falhas perto da superfície.
2 Método de Polarização Induzida
A plarização induzida pode ser vista de duas maneiras: pelos métodos de domínio de tempo e de domínio de frequência. No método de domínio de tempo, uma corrente fixa é enviada para o solo

0 comentários: