Superfície de fractura de rochas em que ocorre ou ocorreu deslocamento relativo entre os dois blocos de um lado e de outro desta superfície que tende a ser plana, mas pode ser curvilínea.
Falhamento é o processo geológico em que se produz uma falha e é causado por tensões nas rochas e camadas geológicas de forma desde muito localizada até de extensões continentais.
Saliências e asperezas devidas a blocos mais resistentes no plano de falha dificultam o deslocamento dos blocos, podendo provocar terremotos locais ao ser libertada a tensão rapidamente.
As falhas podem ser activas, quando tem sofrido um ou mais deslocamentos nos últimos milhares de anos, ou inactivas.
Como outros planos geológicos, o plano de falha tem uma atitude, definida pela direcção e mergulho actuais que não são necessariamente os mesmos da época do falhamento pois o conjunto pode ser basculado e deformado após a falha ter se formado.
Excepto nas falhas verticais ou de deslocamentos horizontalizados (=direccionais), distinguem-se:
tecto da falha, bloco acima do plano de falha, e
muro da falha, bloco abaixo do plano de falha.
O deslocamento dos blocos no sentido e distância define o rejeito da falha.
De acordo com o rejeito, as falhas podem ser classificadas em:
- falha de rejeito direccional ou transcorrente (strike slip fault)-os blocos deslocam-se, predominantemente, segundo a direcção da falha;
- falha de rejeito de mergulho (dip slip fault)- os blocos deslocam-se, predominantemente, segundo a direcção da falha; e
- falha de rejeito oblíquo.
As falhas de rejeito direccional podem ser dextrógiras (dextrais) ou levógiras (sinistrais); no primeiro caso, os blocos deslocam-se para a direita entre si e no segundo caso, para a esquerda, tomada a refêrencia da direcção do plano de falha.
As falhas de rejeito de mergulho e de rejeito oblíquo, de acordo com o movimento relativo, podem ser:
- normais ou de gravidade (tecto desloca-se no sentido do mergulho) e
- inversas ou de empurrão (tecto desloca-se sobre o muro).
De acordo com o ângulo de megulho do plano de falha durante o falhamento as falhas são de grande ângulo (50o a vertical), ângulo médio (30 a 50o) e de baixo ângulo (<30o).
Fonte: http://vsites.unb.br/ig/glossario/