Abukuma

quinta-feira, abril 15, 2010 Edit This 0 Comments »
Abukuma: Conjunto de fácies metamórficas associadas, de graus metamórficos variados, típico de um determinado gradiente geotérmico crustal onde se realizou o metamorfismo.
Alem de identificadas por paragéneses metamórficas típicas, as séries de fácies também apresentam, geralmente, distintas associações litológicas.
As séries de fácies são de tres (3) tipos principais:
1.     pressão alta,
2.     pressão baixa, e
3.     pressão intermediária.

Os cinturões de rochas metamórficas de alta e de baixa P, com frequência, associam-se aos pares, lado a lado, separados abruptamente por faixa tectonizada.
A série de fácies de alta pressão, designada de Sanbagawa, ou metamorfismo tipo Sanbagawa, tem associações litológicas como xistos azuis e eclogitos que indicam rochas de crusta oceânica (meta-basaltos, meta-gabros, meta-radiolaritos e porções de peridotitos mantélicos) e minerais que retratam alta P com relação a T, como glaucofano, jadeite, onfacite, indicativos de metamorfismo de subducção (crusta oceânica "fria" em confronto de placas).
A série de fácies de baixa pressão, apelidado de Abukuma (Japão), ou metamorfismo tipo Abukuma, apresenta minerais de alto gradiente geotérmico (alta T/P) como andalusite e cordierite, sendo comuns as associações litológicas de xistos de origem pelítica, quartzitos, gneisses, migmatitos e granitos predominantes, mais característicos de crusta continental, e correspondentes a metamorfismo regional realizado em faixas de arcos magmáticos, de ilha ou liminares.
A série de fácies intermediária, baptizada de Barroviana em honra a Barrow que estudou o cinturão Dalradiano (Escócia) onde ela é tipificada, também chamada, ou metamorfismo tipo Barroviano, apresenta paragéneses e associações litológicas que combinam condições entre às de alta e baixa P, tendo a cianite, transicional para sillimanite, como mineral índice.



Referência
http://vsites.unb.br/ig/glossario/ 

0 comentários: