AREIAS PESADAS DA COSTA DE MOÇAMBIQUE

segunda-feira, março 08, 2010 Edit This 0 Comments »
Areias pesadas da Costa de Moçambique
Os principais depósitos de minerais pesados na Costa de Moçambique parecem ocorrer entre Chinde e Quinga. Dada  a sua extensão, a área está subdividida em três (3) sectores:
  1. De Moma à Quinga (Angoche);
  2. De Raraga à Moma (Pebane); e
  3. De Chinde à Raraga.
A composição mineralógica dos concentrados é essencialmente formada por ilminite seguida de zircão, rútilo e monazite. O melhor processo de recuperação parece ser a electrostática seguida de separação magnética.

Área de Angoche
Os minerais pesados dessa área ocorrem predominantemente numa grande duna móvel conhecida por Duna Congolone próxima da vila de Angoche. A duna Congolone apresenta 8 km de comprimento e 1 km de largura com uma altura média de cerca de 25 m e um máximo de 45 m.
A área onde se localiza a duna pode ser interpretada como uma área de interduna em que a destruição das dunas mais antigas deram origem a dunas do tipo parabólico (NE-SW).
Próximo da baía a NW da ponta Congolone, um novo sistema de dunas cobriu a área de interduna a partir da direcção de NE. Este sistema resulta da combinação de dunas do tipo parabólico e longitudinal e constitui uma parte da areia para Duna Congolone. O desenvolvimento das cristas barcanóides na parte sul é o resultado da diminuição do fluxo de areia.
A Duna Congolone contem cerca de 20 milhões de toneladas de minerais pesados com interesse económico.

Área de Pebane
Os minerais pesados ocorrem ao longo da praia de Pebane e na ilha de Quisungo separada dee Pebane pelo Rio Maniga. A característica mais proeminente é o antigo terraço de 30 m no qual foi edificada a vila de Pebane.
Numa vizinhança de 130 km de Pebane, estimam-se as reservas em cerca de 8,5 milhões de toneladas de minerais pesados de interesse económico. Parece factível uma produção anual de cerca de 300 000 toneladas de minerais pesados com valor económico das quais 240 000 toneladas seriam de ilminite, 30 000 toneladas de zircão, 15 000 toneladas de rútilo, 2 000 toneladas de monazite e 3 000 toneladas de andaluzite, cianite, entre outros.

Área de Quelimane
Esta área situa-se a NE do Chinde a Sul do Rio Linde.
Segundo a empresa italiana AQUATER, a área é dividida em três (3) zonas principais: Micaune, Deia e Muio.
Enquanto que a área de Micauno e Deia contêm concentrações de minerais pesados nas dunas e areias de praia, Muio é essencialmente um depósito interdunal.
As mais altas concentrações de minerais pesados em Micaune ocorrem em prais recentes, em placers e em depósitos fósseis das cristas de praias antigas. As concentrações menores ocorrem nas dunas que cobrem os placers fósseis e nas areias litorais.
Em Muio as ricas concentrações de minerais pesados aparecem entre dunas e são pouco profundas.
As potencialidades destas três (3) áreas para um cut off de 18%, segundo a Aquater, avalia-se em cerca de 24,5 milhoes de toneladas de minerais pesados com teor médio económico de 9,61% e de 9% de ilminite.
Das três (3) áreas a mais promissora é a de Pebane.

0 comentários: