BAIA

quinta-feira, março 11, 2010 Edit This 0 Comments »
Uma baia é uma area de água muitas vezes cercada ou demarcada por terra. Geralmente as baias têm águas mais calmas que o mar circundante, devido à terra circundante que bloqueia algumas ondas e muitas vezes reduz os ventos. Ela pode ser também uma entrada (inlet) para um lago ou lagoa.
Uma grande baía pode ser chamada de um golfo, um mar, ou uma esquina. Uma pequena baía também pode ser chamada de um fjord, se os seus lados são relativamente íngremes.

A maioria das pequenas baías são formadas à medida que as rochas leves e argilas são erodidas pelas ondas. Qualquer rocha dura é erodida menos rapidamente, deixando cabos (headlands). Qualquer baia pode conter peixes e outras criaturas do mar ou ser adjacente à outras baías (por exemplo, a Baia de James é adjacente à Baia de Hudson). Grandes baías, tal como a Baía de Bengala (Figura 1) e a Baía de Hudson (Figura 2), têm geologia marinha variada.




















Figura 1. Baia de Bengalo no Sul da Ásia
 




















Figura 2. Baia de Hudson no Canadá
 



Existem várias maneiras que as baias podem ser criadas. Por exemplo, o nível de água do mar pode subir, inundando a terra ea criação de uma baía.


F onte
http://en.wikipedia.org/wiki/Bay 

0 comentários: