TOPOGRAFIA

sexta-feira, março 26, 2010 Edit This 0 Comments »
Conceito de Topografia
Topografia (do grego topos, lugar, região, e graphein, descrever: "descrição de um lugar"). Etimologicamente, topografia  é a descrição de um lugar.
Existem muitas definições para a palavra topografia:
1 Topografia é uma ciência que estuda todos os acidentes geográficos definindo a situação e a localização deles que podem ficar em qualquer área. Tem a importância de determinar analiticamente as medidas de área e perímetro, localização, orientação, variações no relevo, etc e ainda representá-las graficamente em cartas (ou plantas) topográficas.
2 Topografia  é uma  ciência que estuda instrumentos e métodos para colecta de dados, cálculo e representação gráfica de parte da superfície terrestre, sem levar em consideração a curvatura da terra causada pela sua esfericidade. Representação é feita sobre um plano, ortogonalmente a este, denominado Plano Topográfico.


Importância da Topografia

Como todas as obras de engenharia, agronomia e arquitetura, são executadas sobre parte da superfície terrestre, a partir de estudos e projectos previamente elaborados, cabe a topografia dar a base para que estes projectos sejam executados com maior precisão e locados correctamente na área onde serão executados. A topografia auxilia projectos e obras:
  • Construção Civil, como prédios, pontes, rodovias, barragens, ferrovias, etc.
  • Urbanismo, como plano director, sistema viário, electrificação, saneamento, loteamentos, rede telefónica, etc.
  • Agricultura, como projectos de culturas, drenagens, irrigações, cadastro de culturas, etc.
  • ilvicultura, como reflorestamento, reservas florestais, etc.

 

Divisão da Topografia


 
a - Topometria: É o conjunto de métodos empregados para a colecta de dados, dados estes para o cálculo e representação gráfica de parte da superfície terrestre. Divide-se em:

 
a.1 - Planimetria - É a representação em projeção horizontal dos detalhes naturais e artificiais, ( planta baixa ).

 
a.2 - Altimetria - É a determinação das distâncias verticais de um certo número de pontos sobre a superfície a ser levantada, tendo como referência o nível médio dos mares ou o próprio plano topográfico.

 
b - Topologia: Tem por objetivo o estudo das formas exteriores da superfície terrestre e das leis a que rege o seu modelado. Sua aplicação principal é na representação da altimetria pelas curvas de nível, que são as intersecções obtidas por planos eqüidistantes paralelos ao plano de representação.

 
c - Taqueometria: Tem por finalidade a determinação das distâncias horizontais e verticais, de maneira indireta, através da resolução de triângulos retângulos situados no plano vertical. Sua principal utilização é em terrenos acidentados onde a determinação direta torna-se inviável.

 

 

 

 

 

 

 

 

 
d - Fotogrametria: São levantamentos fototopográficos, efetuados em áreas extensas, utilizando-se de equipamentos chamados de fototeodolitos ou fotogrâmetros. Divide-se em:

 
d.1 - Aerofotogrametria.

 
d.2 - Fotogrametria terrestre.

 
e - Topografia Expedita: Tem por finalidade dar uma noção de situação da área a ser levantada.

 
f - Topografia Regular: Divide-se em:

 
f.1 - Topografia regular de alta precisão, onde podem ocorrer erros de: angular de 1/10’n, onde n é o número de estações da poligonal levantada; linear de 1: 10000.

 
f.2 - Topografia regular de média precisão, onde podem ocorrer erros de:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 
Fontes:

0 comentários: